Popularmente conhecida por pedra na vesícula, a colelitíase é uma doença que atinge, normalmente, cerca de 10% da população. Causa fortes dores e, muitas vezes, é um problema que pode ser confundido com outras patologias, e por isso vamos te ajudar a identificar sinais que podem facilitar o reconhecimento da doença.
O problema de pedra na vesícula é caracterizado pelo acúmulo de cálculos biliares (pedras) diretamente na vesícula biliar.
Acontece em função de um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile (que são os sais biliares, bilirrubina e colesterol), que é um líquido produzido pelo fígado que fica armazenado na vesícula. Quando ocorre esse desequilíbrio, ocorre a formação de cristais que formam, assim, os cálculos de colesterol.
Geralmente, é apresentado por pessoas acima dos 40 anos, fumantes, pacientes com diabetes, obesos e pessoas que possuem o colesterol elevado.
Quando apresenta sintomas, a pedra na vesícula tende a ser uma doença bem incômoda, onde o paciente apresenta fortes dores na região abdominal, mais precisamente no lado direito da barriga. Além disso, o paciente pode apresentar:
- Vômitos e/ou enjoos, principalmente após as refeições;
- Icterícia – cor amarelada na pele e/ou nos olhos;
- Perda de apetite;
- Empanzinamento.
,
Em caso de notar qualquer um dos sintomas citados, é importantíssimo buscar pelo médico para descobrir se é pedra na vesícula ou não. Todos os sintomas devem ser levados em consideração na hora de buscar por um especialista.
Nossa equipe médica pode te ajudar !